segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Não Saber

Prefiro a certeza à dúvida.
A certeza é um fato, uma verdade. A dúvida é o não saber.
Não saber se foi bem naquela prova. Não saber se deve confiar em alguém. Não saber se vai gostar daquela festa. Não saber se deve seguir seus intintos. Não saber se aquilo foi uma mentira. Não saber se ele está com outra. Não saber se aquele parente vai sobreviver àquela cirurgia. Não saber se seus sentimentos são recíprocos.
O não saber me consome. Sem as respostas para minhas perguntas o que me resta é criar em minha mente possíveis soluções. Algumas dessas soluções imaginárias me aliviam a sensação de incerteza momentaneamente, entretanto muitas delas me fazem sofrer antecipadamente por algo que é incerto. O não saber dói.
Quando você tem a certeza, você pode começar o processo de aceitação e depois o de superação, mesmo que seja difícil e demore. Quando você só tem a dúvida, ambos os processos são inviáveis. Como superar algo que você não sabe se é verdade?
Mas às vezes não temos recursos para esclarecer nossas dúvidas. Então, somos obrigados a conviver com o não saber e precisamos aprender a não permitir que ele tome conta de nós. Às vezes só precisamos ter um pouco de fé, seja em nós mesmos, em outros ou em um Deus. Através da confiança o não saber vira o saber e a certeza substitui dúvida.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!!! Excelente texto parabens !!!

    ResponderExcluir
  2. Sim... o "não-saber" é uma neurose, consome, corrói, vicia e repete.. repete... repete...

    ResponderExcluir